Sem dúvida que há uma grande relação de dependência entre a economia e a tecnologia. Desde o século XVIII, com a revolução industrial, que houveram grandes alterações na economia de cada país. O facto de se utilizar outros equipamentos e, naturalmente, mais sofisticados e eficazes, provoca mudanças positivas na economia do país, pois permite aos empresários, produzir mais, melhor, e em menos tempo, tornando assim o produto mais barato e com melhor qualidade. No entanto, nem tudo é positivo, a utilização excessiva e não controlada da tecnologia, poderá trazer à sociedade e ao ambiente envolvente desvantagens, entre elas a poluição.



imagem1 Inês Fernandes

domingo, 1 de junho de 2008

Um problema na economia

Hoje em dia todos os países do mundo dependem quase exclusivamente de uma fonte de energia, o petróleo, energia essa que é esgotável a curto prazo! Todos os combustíveis fosseis são esgotáveis pois o seu processo produtivo é muito longo e necessitávamos de largos milhares de anos para obter novamente esses combustíveis.
Então a ciência depara-se com um novo problema, arranjar um novo combustível que não poluía e que exista em quantidade inesgotável. Porém a ciência já descobriu esse combustível é o Hidrogénio (H2O), este combustível não polui e não se esgota, é a solução para o problema mais caótico que nos atinge todos os dias.
Isto parece muito simples e tínhamos o problema resolvido, mas imaginem se deixasse-mos de utilizar petróleo do dia para a noite, se deixasse-mos de atestar os nossos carros com gasóleo, gasolina, gás ou outro combustível fóssil, era muito bom mas existem multimilionários que dominam as economias e que enquanto houver petróleo não lhes interessa deixar de venderem milhões e milhões euros em petróleo, e que se o deixassem de vender provavelmente desencadeariam uma guerra qualquer porque passavam a ver as suas fortunas a diminuir!
Como vemos o problema não passa só pela ciência e pelo avanço tecnológico mas sim pela mentalidade de cada um de nós!
Se não fizermos qualquer coisa urgentemente pelo nosso planeta e deixarmos esses loucos dos cifrões andarem á solta continuando impunes, pode ser que no futuro iremos viver para a lua!



José Benjamim

Sem comentários:

globalização

globalização
imagem2 Inês Fernandes