Sem dúvida que há uma grande relação de dependência entre a economia e a tecnologia. Desde o século XVIII, com a revolução industrial, que houveram grandes alterações na economia de cada país. O facto de se utilizar outros equipamentos e, naturalmente, mais sofisticados e eficazes, provoca mudanças positivas na economia do país, pois permite aos empresários, produzir mais, melhor, e em menos tempo, tornando assim o produto mais barato e com melhor qualidade. No entanto, nem tudo é positivo, a utilização excessiva e não controlada da tecnologia, poderá trazer à sociedade e ao ambiente envolvente desvantagens, entre elas a poluição.



imagem1 Inês Fernandes

domingo, 1 de junho de 2008

Tecnologia na economia


O avanço tecnológico poder ser muito benéfico para a economia, pois podemos substituir as pessoas por maquinas, com isto podemos produzir em larga escala e muito mais barato, com esta produção podemos gerar muito dinheiro e construir um PIB com valores elevados, mas como diz um velho ditado popular "quem tudo quer tudo perde" ou seja se dispensarmos os serviços das pessoas e elas ficarem sem emprego, elas vão ficar sem poder de compra, logo não compram e as empresas produtoras vão ficar com stocks acumulados por não os conseguirem vender, mais tarde vão fechar portas e abrir falência originando mais desempregados e mais pobreza, logo uma ruptura na economia.
Esta prova foi dada nos anos 30 quando se deu um "crash" na economia americana, nessa altura produzia-se loucamente sem parar sempre tendo em vista obter um lucro máximo. Esta acumulação de stocks que não se conseguiam vender levou a uma crise a escala mundial, provocando momentos de pânico em todo o mundo!
Esta prova mostrou ao mundo que não se podia produzir tendo em ponto de vista único o lucro, mas sim uma visão económica ou social.
Uma economia saudável é aquela que consegue superar crises sem elas afectarem a sua população, aquela que permite um bem estar daqueles que nela vivem!


josé benjamim

Sem comentários:

globalização

globalização
imagem2 Inês Fernandes