Sem dúvida que há uma grande relação de dependência entre a economia e a tecnologia. Desde o século XVIII, com a revolução industrial, que houveram grandes alterações na economia de cada país. O facto de se utilizar outros equipamentos e, naturalmente, mais sofisticados e eficazes, provoca mudanças positivas na economia do país, pois permite aos empresários, produzir mais, melhor, e em menos tempo, tornando assim o produto mais barato e com melhor qualidade. No entanto, nem tudo é positivo, a utilização excessiva e não controlada da tecnologia, poderá trazer à sociedade e ao ambiente envolvente desvantagens, entre elas a poluição.



imagem1 Inês Fernandes

domingo, 1 de junho de 2008

Inovações tecnológicas e o seu impacto no meio ambiente

Nos últimos anos nos países mais desenvolvidos economicamente no mundo tem crescido os movimentos sociais que exigem uma nova política e ética global. Proclama-se a necessidade de um novo equilíbrio com a natureza, uma utilização mais racional e menos perdulária dos recursos disponíveis. Apela-se à reutilização. A ideia chave é a da necessidade de uma maior responsabilização perante o legado que deixaremos às gerações futuras.

Desde os anos 70, o movimento ambientalista vem discutindo as implicações do avanço tecnológico sobre o ecossistema planetário. Através da noção de impactos e riscos ambientais, têm sido apontados os mais diversos efeitos das modernas tecnologias sobre o meio ambiente. Com a perspectiva da inovação, o presente trabalho quer explorar novas questões acerca da problemática tecnológica.

Carmen Caeiro

Sem comentários:

globalização

globalização
imagem2 Inês Fernandes