Sem dúvida que há uma grande relação de dependência entre a economia e a tecnologia. Desde o século XVIII, com a revolução industrial, que houveram grandes alterações na economia de cada país. O facto de se utilizar outros equipamentos e, naturalmente, mais sofisticados e eficazes, provoca mudanças positivas na economia do país, pois permite aos empresários, produzir mais, melhor, e em menos tempo, tornando assim o produto mais barato e com melhor qualidade. No entanto, nem tudo é positivo, a utilização excessiva e não controlada da tecnologia, poderá trazer à sociedade e ao ambiente envolvente desvantagens, entre elas a poluição.



imagem1 Inês Fernandes

domingo, 1 de junho de 2008

Relação entre Economia e Tecnologia

Relação entre Economia e Tecnologia


Após a revolução industrial muitos países presenciaram grandes mudanças positivas no seu desenvolvimento, permitindo aos mesmos melhorar a produtividade e aumentar o PIB.

Portugal é um bom exemplo para tentar explicar esta relação entre a tecnologia e a economia. Quando a revolução industrial se iniciou no nosso país, Portugal também melhorou a sua produtividade e aumentou o seu PIB, no entanto, nem sempre se manteve num período de expansão. Hoje em dia, encontramo-nos num período de baixo crescimento do PIB, e uma das grandes causas deste distanciamento com outras empresas internacionais é o facto de apostarmos pouco nas inovações tecnológicas.

Segundo o Reitor da Universidade dos Açores, “A insuficiência de inovação, resultante da falta de formação científica e tecnológica, repercute-se numa produtividade muito baixa, de cerca de 60% da média da União Europeia. Daí, a necessidade do acréscimo de horas de trabalho para se alcançarem resultados menos comprometedores. Porém, a inovação é um imperativo económico, mas igualmente um predicado político e social. É a inovação que acresce a produtividade do trabalho e a competitividade das empresas. É a inovação que pode libertar mais mão-de-obra, suscitando o alargamento dos benefícios sociais sustentáveis, próprios das sociedades mais desenvolvidas.”


Vera Pereira


Sem comentários:

globalização

globalização
imagem2 Inês Fernandes