Sem dúvida que há uma grande relação de dependência entre a economia e a tecnologia. Desde o século XVIII, com a revolução industrial, que houveram grandes alterações na economia de cada país. O facto de se utilizar outros equipamentos e, naturalmente, mais sofisticados e eficazes, provoca mudanças positivas na economia do país, pois permite aos empresários, produzir mais, melhor, e em menos tempo, tornando assim o produto mais barato e com melhor qualidade. No entanto, nem tudo é positivo, a utilização excessiva e não controlada da tecnologia, poderá trazer à sociedade e ao ambiente envolvente desvantagens, entre elas a poluição.



imagem1 Inês Fernandes

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A Inovação tecnológica e o crescimento económico

A Inovação tecnológica e o crescimento económico

Para Robert Solow, economista norte-americano, prémio Nobel da economia em 1987, o crescimento económico explica-se pela interacção entre duas variáveis medíveis, capital e trabalho, e uma outra não medível, a tecnologia. Uma das consequências desta teoria é a de que, em ultima análise, o PIB per capita de uma economia só pode crescer, em termos reais, se existir um “impacto tecnológico”…

Uma economia é constituída por diversos agentes económicos onde se incluem as organizações a que pertencemos, as empresas privadas, nós próprios (ou seja, as famílias), etc, que por sua vez se incluem numa região mais vasta, que em conjunto com outras regiões fazem um pais e, logo, no sentido de Solow, uma economia.

Se considerarmos “Inovação” como ingrediente fundamental do dito “impacto tecnológico”, então inovar é, com certeza, o único caminho para fazer crescer com estabilidade uma economia. E essa inovação pode nascer de pequenos passos dados por cada um de nós no dia-a-dia das nossas organizações. O fundamental é termos a preocupação de que todos os dias temos que acrescentar valor, fazer algo melhor, ter uma ideia, pôr algo em causa, usar a imaginação, valorizar o intangível, afinal, fazer crescer o “resíduo” (como chamou Solow à variação tecnológica), porque isso fará a diferença entre os que vão na frente e os que se limitam a ir atrás.

Isabel Farias

Sem comentários:

globalização

globalização
imagem2 Inês Fernandes